Entenda mais sobre o que é o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital e seus subprojetos e como esse sistema pode auxiliar na comprovação de suas prestações de contas!
O sistema tributário do Brasil nunca foi simples e muitas taxações sobre aspectos que, nenhum marinheiro de primeira viagem seria capaz de prever, existem para que sua empresa contribua com a arrecadação de impostos para o Governo.
Não dá para negar que a primeira coisa que se passa pela cabeça é “por que eu tenho que pagar isso?”, só, para logo em seguida, outro questionamento sobre a real necessidade de pagar os tributos surgir em sua mente. É, não é possível simplesmente não efetuar o pagamento desses valores sem que as consequências sejam sentidas em seu empreendimento, então, não temos saída a não ser quitar esses valores.
E as incontáveis contas que existem chegam a ser desanimadoras, não só pela quantidade e pelas quantias requisitadas, mas pela variedade de aspectos que são abordados e devem ser pagos caso o seu desejo pela continuidade das atividades de sua empresa seja superior aos impostos que recaem sobre a atuação do seu negócio.
Mas não entre em desespero, a situação pode melhorar para o seu lado da história! Infelizmente, não é possível sonegar as taxas governamentais e manter-se em conformidade com as leis, porém, existe o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, um meio de realizar essas contribuições de uma maneira simples e eficaz. Ficou interessado? Venha com a gente e saiba mais como suas obrigações ficaram infinitamente mais fáceis com essa ferramenta!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital?
Sim, existe uma ferramenta feita pelo governo e que é para auxiliar você, empreendedor, a facilitar o fisco. O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital é um sistema que tem por objetivo otimizar as fiscalizações, diminuir as burocracias e papeladas sobre as áreas da contabilidade e a fiscal que o seu negócio precisa prestar.
Ou seja, é um modo de certificar a segurança dos processos e dar velocidade às responsabilidades tributárias em geral, que foram literalmente “tiradas do papel” e trazidas para os meios digitais, sem perder sua legitimidade.
Os subprojetos do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital e a importância de cada um!
Como seu empreendimento precisa prestar muitas taxas, muitos subprojetos do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital foram criados para suprir a necessidade de cada uma delas, mas, para o âmbito fiscal, o que deve ser apresentado é:
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Em caso de emissão e recebimento de notas fiscais e a prestação de serviços de transporte realizados pela sua empresa.
Registro de inventário
Se você atua no ramo industrial ou comercial, esqueça os papéis sem fim e realize o seu inventário em um documento e registre-o online!
ICMS e IPI
Para modernizar a apresentação do ICMS e do IPI que sua empresa efetuou (como pagamentos), esse arquivo pode ser prestado e assinado no SPED.
Bloco K
É a versão digital do Livro de Controle de Produção e Estoque, então, caso seu empreendimento lide com produções industriais (sendo similar à industrial ou atacado também são incluídas nesse aspecto) ou com estoque, qualquer tipo de alteração deve ser registrada e documentada.
Todos eles, apesar de tratarem de taxações diferentes, visam a facilitação, a diminuição de erros e duplicatas e outros aspectos que a fiscalização tradicional enfrentava, e que, agora, são modernizadas, tanto para o Governo tanto para você, empreendedor, conseguir saber o que foi declarado ou não, e se existe a necessidade de atualização de algum documento.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e responderemos o mais rápido possível! E se possui alguma dúvida, entre me contato conosco!

