fbpx

SPED FISCAL– AINDA INCOMPREENDIDO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já temos um bom tempo decorrido desde a obrigatoriedade do SPED FISCAL para as todas as indústrias, equiparados e atacadistas.

Eu venho falando das regras, riscos, cuidados em relação a esta obrigação já há alguns anos.

Visitando escritórios de contabilidade, palestrando para os clientes sempre chamando a atenção para a preparação prévia, parametrização do sistema, treinamento do funcionário, organização dos processos internos.

E qual não é a minha surpresa ao me deparar nestes últimos dias com Contadores e profissionais da área fiscal confessando que estão mandando os arquivos com o Bloco K zerado, por exemplo?

Há também casos em que estão importando os dados do estoque através de planilhas do excel.

Poucos estão fazendo o envio amparados pelos controles extraídos de um sistema devidamente preparado para atender ao leiaute do SPED FISCAL.

Percebo que ainda não ocorreu a tal mudança de paradigma, mudança de postura. A obrigação acessória continua sendo feita de forma precária.

Eu costumo contar uma história que é uma metáfora deste momento que vivemos nos últimos anos.

“Comparativamente o Projeto SPED é como se o governo tivesse criado uma lei obrigando todos a andarem  só de helicóptero. Não existirão mais estradas portanto todos os meios de transportes terão que voar. Diante de medida tão radical a população dividiu-se em três grupos.

No primeiro grupo estão os cidadãos que já entenderam que o jeito então é todo mundo adquirir um helicóptero.

Já no segundo grupo  estão os cidadãos mais criativos que ainda estão tentando trocar as peças do automóvel, colocar hélices  na esperança de que consigam voar com este automóvel adaptado. É um risco…

Mas o perigo maior está nos indivíduos do terceiro  grupo, onde está  grande parte das pequenas empresas, mais resistentes à mudança, que não se preocuparam em comprar um helicóptero, nem em adpatar o seus automóveis. Eles apenas estão comprando adesivos com  brilhantes letras garrafais escrito: “HELICÓPTERO”. E estão colando este adesivo nos seus veículos acreditando que o carro vai voar.”

Parafraseando meu amigo escritor e palestrante Roberto Dias Duarte, estamos dentro de um verdadeiro big brother fiscal, vigiados 24 horas por dia.

É por isso que o empresário deve entender bem o que significa este novo jeito de fiscalizar do governo para poder se precaver.

Além disso o Contador e sua equipe também precisam aprofundar seus conhecimentos sobre esta obrigação chamada SPED FISCAL pois o risco aumenta mês a mês.

ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA

Consultor Tributário, Professor e Palestrante

www.tributarioexpert.com.br 

https://www.instagram.com/tributarioexpert/

2 respostas para “SPED FISCAL– AINDA INCOMPREENDIDO”

  1. disse:

    Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
    o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Conceito A EFD - Escrituração Fiscal Digital é de uso…
Open chat