fbpx

SPED Contribuições é um dos blocos do EFD, vamos entender melhor a importância dele para a sua empresa!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Um dos temas mais complexos da contabilidade tem sido os blocos do SPED. Hoje, falaremos especificamente do SPED Contribuições!

Se você ainda não entendeu bem a função do SPED (ou EFD), está na hora de perceber o quanto isso é importante para a saúde fiscal e financeira do negócio de seus clientes.

O EFD é a Escrituração Fiscal Digital, um documento digital com todas as escriturações fiscais e contábeis de pessoas jurídicas, com informações úteis perante à fiscalização, como fluxo de operações financeiras, encargos, despesas, aquisições, etc.

Dessa forma, o SPED é o Sistema Público de Escrituração Digital, ou seja, um sistema criado para unificar toda essa documentação que mencionamos.

Sendo assim, os dados essenciais de uma empresa ficam registrados digitalmente, eliminando ou reduzindo drasticamente os riscos de perda e erros nos procedimentos, como o recolhimento do Imposto de Renda.

O SPED Contribuições é uma parte do EFD

O SPED é dividido em blocos – fiscal, contribuições e contábil – e, nesse texto, vamos nos aprofundar em apenas um: o SPED Contribuições.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então, siga nessa leitura com a gente!

O SPED Contribuições é o documento referente ao recolhimento do PIS, COFINS e também CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta).

Por isso, esse documento digital é obrigatório, e foi criado, inicialmente, para sobrepor o DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais).

A importância do registro de informações

Então, os registros são averiguados a partir desse conjunto de documentos e operações das despesas, receitas, custos aquisições e encargos. Todo documento fiscal emitido e/ou recebido durante o exercício fiscal será apurado.

Portanto, mesmo que algumas receitas não sejam tributadas, por quaisquer motivos, os valores devem ser informados no SPED Contribuições e, caso isso não seja feito, pode ocorrer uma acusação de sonegação fiscal, com graves penas e prejuízos financeiros para o empreendedor.

Dessa forma, toda solicitação de informações fiscais referentes a uma empresa são de extrema importância para que os órgãos responsáveis possam averiguar, em detalhes, o fluxo financeiro daquele negócio específico.

Fique atento! Qualquer erro ou falta de informações na documentação do SPED Contribuição pode gerar uma carga alta, além de configurar como crime de sonegação fiscal, como citado acima.

Não deixe de alimentar o documento com as informações da sua empresa!

Então, a displicência, nesses casos, pode custar muito mais caro do que um empreendedor pode imaginar. Os prejuízos financeiros são imensuráveis e suficientes para abalar as estruturas de uma empresa, até então, sólida.

Assim, são tantos os detalhes burocráticos que envolvem o cotidiano de um empresário, que mostra-se complicado saber de tudo e que dê conta de resolver sozinho todas as pendências necessárias em um empreendimento.

Por isso, recomendamos o acompanhamento de perto por profissionais de uma equipe de contabilistas dispostos a resolver os seus problemas fiscais e financeiros.

Desse modo, o seu tempo ficará à disposição para o planejamento de melhorias e avanços em seu negócio.

Entre em contato conosco e ajudaremos a manter a saúde fiscal do seu negócio!

Summary
SPED Contribuições: O que é e qual a sua importância?
Article Name
SPED Contribuições: O que é e qual a sua importância?
Description
Um dos temas mais complexos da contabilidade tem sido os blocos do SPED. Hoje, falaremos especificamente do SPED Contribuições!
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Essencial para otimizar a gestão fiscal, todo contador precisa conhecer…
Open chat