Evite passar sufocos com o SPED Contábil e saiba quais os documentos necessários que sua empresa precisa apresentar!
Sabemos como é complicado ter uma empresa no cenário atual brasileiro, afinal, com todos os números e dados contra os empreendedores, os que se erguem para encarar esse desafio são louváveis.
É claro, entre a abertura de seu negócio e sua atuação efetiva no mercado, manter-se com as portas abertas vem se tornando um desafio à altura de qualquer líder, mesmo o mais experiente ou o mais capacitado encontram dificuldades para escapar dos impasses que os empreendimentos encaram atualmente.
Então, se você quer permanecer exercendo suas atividades, vamos falar sobre o SPED Contábil e o que ele e sua empresa tem em comum, e como nós podemos ajudar a dar vida longa aos seus negócios!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é SPED Contábil?
O SPED – SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital -, parte compositora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi um sistema criado com o intuito de diminuir a burocracia na transmissão de dados para o Governo Federal.
Sendo assim, podemos definir o SPED como o sistema que obriga a transmissão de dados empresariais para a Receita Federal do Brasil, tendo como uma de suas vertentes o SPED Contábil, instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 e substituído pela Instrução Normativa RFB 1.420/2013, que padroniza as informações através das facilidades empregadas pelos meios digitais.
Dessa maneira, podemos concluir que o SPED Contábil tem o objetivo principal de trazer maior agilidade à entrega de dados para a Receita Federal, além de proporcionar maior economia de tempo e, consequentemente, de gastos.
Contudo, é necessário esclarecer o fato de que, sem o apoio de um contador especialista, as chances de causar danos irreversíveis ao seu negócio é extremamente grande, podendo gerar multas que afetam o caixa da empresa e impossibilitam diversos investimentos.
O que deve ser entregue no SPED Contábil?
O SPED Contábil impõe a entrega dos livros contábeis da empresa. Contudo, é preciso compreender que tal entrega se dará por meios eletrônicos (para os livros emitidos de forma eletrônica) sendo exigido o certificado de segurança mínima tipo 3. Este, por sua vez, dará a geração de um par de chaves que será armazenado através de um token criptografado.
Sendo assim, após as etapas acima, o arquivo gerado passa pelo Programa Validador e Assinador fornecido pelo SPED.
Visto isso, o que deve ser entregue no SPED Contábil são as seguintes informações:
- Livro diário e auxiliares;
- Livro razão e auxiliares;
- Balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias;
- Livros contábeis.
A importância de entregar o SPED Contábil
Uma das principais importâncias da entrega do SPED Contábil é o fechamento contábil do empreendimento. Ou seja, a entrega incorreta fará com que a Receita Federal do Brasil considere a invalidação do documento, fazendo, até mesmo, com que a empresa chegue ao nível de falência por falta de controle correto da contabilidade.
Dessa maneira, assim como dito anteriormente, é de extrema importância ter o apoio de um contador experiente e conhecedor de cada uma das regras do SPED Contábil. Afinal de contas, você não quer que sua empresa seja, simplesmente, mais uma memória, não é mesmo? Sabemos o quanto você precisou lutar e se esforçar para alcançar o patamar empresarial de hoje, então, não deixe para depois as ações que podem salvar o seu negócio.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça as inúmeras soluções que podemos oferecer ao seu empreendimento!

