fbpx

O Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP pode parecer só mais uma sigla na sua nota fiscal, mas é de suma importância conhecer o seu significado!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não é novidade que em qualquer nota fiscal emitida e enviada para a Secretaria da Fazenda, algumas taxas são recolhidas pelo governo em forma de imposto, mas nem sempre temos ciência de todas.

O CFOP é uma delas. Vamos conhecer melhor?

CFOP é o Código Fiscal de Operações e Prestações,que indica os impostos que serão cobrados pelas mercadorias transportadas e recebidas pela sua empresa, no Brasil e também no exterior.

A criação do CFOP se deu na década de 70 e, desde então, sofreu algumas alterações, como a inclusão de mais um dígito, devido às mudanças no mercado nacional.

Sua indicação nas notas fiscais é obrigatória e é preciso atenção, para não cometer equívocos na hora de selecionar o código certo. Portanto, o CFOP estará sempre constado na nota fiscal entre os dados do produto, identificando a natureza do transação, a composição do produto, e o destino (estadual, interestadual ou internacional).

Mas o que significam aqueles números?

O CFOP, que na época de sua criação possuía três dígitos, atualmente é constituído por uma sequência numérica de quatro dígitos, e obviamente cada um deles tem o seu significado. O primeiro número indica se a operação é de entrada/aquisição de produto ou saída, ou então, prestação de serviço.

Para ser mais claro:

  • 1.000 – Entrada / aquisição de serviço dentro do estado;
  • 2.000 – Entrada / aquisição de serviço de outro estado;
  • 3.000 – Entrada / aquisição de serviço de outro país;
  • 4.000 – Saída / prestação de serviço dentro do estado;
  • 5.000 – Saída / prestação de serviço de outro estado;
  • 6.000 – Saída / prestação de serviço de outro país.

O segundo dígito é relativo à produção do produto pela empresa ou por terceiros. O terceiro dígito indica se o produto é para consumo, ou matéria-prima, e o quarto dígito se refere à finalidade do produto (compra, venda, etc).

Partindo desse princípio, é possível também organizar melhor a movimentação de produtos e prestação de serviços da sua empresa facilitando, por exemplo, o controle do seu estoque.

Entende como a presença do CFOP e sua indicação correta na nota fiscal é extremamente importante para a sua empresa e para toda a operação em que ela está envolvida?

Além disso, os órgãos do governo responsáveis pela identificação e cobrança de impostos relacionados ao transporte de produtos terão mais agilidade e precisão ao cobrar os devidos impostos relacionados a essa operação. Assim, evitamos erros no pagamento das taxas obrigatórias e, consequentemente atrasos e transtornos burocráticos na operação comercial.

São inúmeros códigos, específicos para cada tipo de produto transportado, por isso é sempre bom estar atento à planilha completa de CFOP e, principalmente, ter o auxílio profissional de um contador.

Gostou da explanação sobre a origem, significado e importância do CFOP? Nós da Tributário Expert estamos à disposição para ensinar muito mais e ajudar no que for preciso para o crescimento da sua empresa.

Entre em contato para saber mais!

Summary
 O que é e qual a importância do CFOP para minha empresa?
Article Name
O que é e qual a importância do CFOP para minha empresa?
Description
Não é novidade que em qualquer nota fiscal emitida e enviada para a Secretaria da Fazenda, algumas taxas são recolhidas pelo governo em forma de imposto, mas nem sempre temos ciência de todas. O CFOP é uma delas. Vamos conhecer melhor?
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Em meu artigo anterior, conversamos sobre este fenômeno paulista, onde…
Open chat