Gestão tributária – Saiba como realizar em sua empresa e manter uma boa administração de seu negócio!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda como a gestão tributária pode ser uma verdadeira salvadora para o seu empreendimento!

Pagar impostos indevidos é, sem dúvida alguma, o maior terror da grande maioria dos empreendedores, ainda mais quando tem-se em mente que a alíquota destes pode ser altíssima e acabar impactando diretamente no fluxo de caixa do empreendimento.

Sendo assim, para que não haja o perigo de a sua empresa se deparar com problemas relacionados à falta de pagamento ou o pagamento excessivo de tributos, surge a gestão tributária. 

Destarte, é possível dizer que a gestão tributária é uma verdadeira ferramenta salvadora de empresas, uma vez que sua utilização correta permite ao gestor manter alinhadas às obrigações com o governo e, ao mesmo tempo, ter controle total dos custos dos impostos a fim de que estes não gerem tanta interferência no fluxo de caixa empresarial. 

E então, curioso para entender o que é a gestão de fluxo de caixa e como ela funciona? 

Sendo assim, vamos lá! 

Boa leitura! 

Afinal, o que é a Gestão Tributária? 

Dentre muitas outras questões, a gestão tributária se refere ao controle da incidência de tributos em uma determinada empresa. Ou seja, sua principal finalidade é promover a adequação e planejamento para que, assim, seja possível ter total controle das operações que se relacionam diretamente com os impostos do empreendimento. 

Dessa forma, a gestão tributária está diretamente ligada ao departamento de impostos de uma empresa. 

Contudo, é necessário pensar que esta gestão não se resume somente ao departamento de impostos, mas todos aqueles que tenham a incidência de carga tributária, bem como os que são capazes de gerar custos maiores com tributação – como é o caso do departamento comercial, por exemplo. 

Para além disso, a gestão tributária tem como foco administrar e corrigir possíveis erros na entrega e interpretação das obrigações fiscais do empreendimento. 

Agora que você já sabe o que é e para que serve a gestão tributária, é hora de entender como fazer, certo? Então, vamos lá! 

Compliance Fiscal

A primeira fase para que seja possível implementar a gestão tributária é alinhar-se ao compliance fiscal, uma vez que essa prática visa manter o seu empreendimento e as informações sobre ele em conformidade com a lei, evitando, assim, problema futuros e desnecessários. 

Além disso, o compliance refere-se também ao respeito em razão da legislação tributária e entrega das obrigações acessórias. 

Planejamento Tributário

O planejamento tributário tem como foco principal diminuir a incidência de impostos, bem como suas alíquotas. Ou seja, através do estudo do regime de tributação escolhido, é possível, de maneira legal, diminuir a carga tributária do empreendimento.

Auditoria Contábil Preventiva

A auditoria contábil Preventiva tem o objetivo de, através do conhecimento e know-how de um profissional contador, analisar todas as informações fiscais da empresa a fim de garantir o alinhamento ao Fisco, bem como certificar que não hajam inconsistências fiscais na empresa.

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Summary
Gestão tributária - Como manter uma boa administração de seu negócio?
Article Name
Gestão tributária - Como manter uma boa administração de seu negócio?
Description
Pagar impostos indevidos é, sem dúvida alguma, o maior terror da grande maioria dos empreendedores, ainda mais quando tem-se em mente que a alíquota destes pode ser altíssima e acabar impactando diretamente no fluxo de caixa do empreendimento.
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
A informação convencional no Bloco K é aquela onde, para…
Open chat