Entenda de uma vez por todas como funciona o SPED de forma simples!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba mais sobre como funciona o SPED e os três principais PVAs existentes, sem mais sofrimentos!

A sua empresa pode dar adeus ao mercado se você não souber como funciona o SPED!

Sendo assim, sabemos que só esse nome já assombra a contabilidade de muitas empresas e, com muito motivo: além de ser complicado, implica em impostos e diversas outras atividades…

Porém, mesmo sendo algo complexo, é necessário que ele seja feito e entregue – e em dia! – para o Fisco, afinal, caso contrário, o risco de entrar na ilegalidade ou de pagar multas altíssimas, com certeza, entrarão no caminho do seu sucesso.

Portanto, se você precisa saber como funciona o SPED, já pode se acalmar, pois esclarecer um pouco esse assunto é a minha missão de hoje – e sinta-se livre para conferir outros conteúdos mais aprofundados sobre diversos aspectos do SPED e muito mais em nosso blog, apostamos que vai ser útil!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Como Funciona O Sped: Explicação

Para iniciar nossa conversa, precisamos explicar o conceito antes de explicitar como funciona o SPED, assim, você não vai se perder durante as próximas linhas.

Portanto, o SPED é um programa do Governo brasileiro que visa auxiliar empresários e contadores na difícil tarefa de prestar – corretamente, é claro – as obrigações que a empresa privada deve, ou seja, os impostos.

Então, a partir desses documentos, a apuração de tributações devidas é possível e, dessa forma, é imprescindível realizar assertivamente a apresentação desse arquivo.

Como Funciona O Sped: Os Principais PVAs

Visto o que foi dito, vamos apresentar os principais PVAs, ou Programa Validador de Assinador, que você precisa ter uma atenção especial para entender como funciona o SPED!

SPED Fiscal

Primeiramente, com a mais famosa de todas, também conhecida como ECF (Escrituração Contábil Fiscal), é comumente confundida com o SPED completo, porém, ele representa apenas um de seus módulos, porém, é imprescindível saber como funciona o SPED Fiscal, por conter a maior parte das peculiaridades e probabilidade de erros.

Dessa forma, o SPED Fiscal visa a apuração de operações como as de compra, venda, estoque, etc. realizadas por parte da empresa e, assim, interligando as informações da empresa para otimizar o desempenho do Fisco. 

SPED Contribuições

Seguido adiante, para realizar corretamente a prestação de tributos para contribuir com o PIS/PASEP e Cofins, a empresa precisa entregar o relatório detalhados do SPED Contribuições.

Portanto, para chegar a uma elaboração correta, é preciso informar as operações de sua receita empresarial, como, por exemplo, os seus custos, despesas e aquisições.

SPED Contábil

Por fim, o SPED Contábil, conhecido como ECD (Escrituração Contábil Digital), foi a solução digital para substituir a papelada da contabilidade de uma empresa.

Sendo assim, a apresentação anual do ECD deve conter a versão digitalizada dos documentos contábeis:

  • Livro Diário: contém as informações de movimentações diárias de sua empresa e, se existirem auxiliares deste documento, devem ser incluídos na apresentação;
  • Livro Razão: com foco nas contas que possam afetar o valor do patrimônio empresarial, ele tem o objetivo de registrar todas as transações não finalizadas, assim, monitorando todos os movimentos do Livro Diário de forma particular e, caso possua documentos auxiliares, precisam ser incluídos nessa obrigação;
  • Livro Balancetes Diários: diz respeito à apuração dos resultados da empresa, em seu exercício, durante o ano referido.

Não se perca em meio ao SPED e evite adquirir multas!

Agora que você conhece um pouco melhor como funciona o SPED, a importância de sua empresa prestar essa obrigação corretamente ao Governo fica bem mais explícita, ainda mais se quiser evitar multas que passam dos R$1.000,00 por mês-calendário, dependendo da não apresentação.

Sendo assim, é preciso confiar em experts no assunto, assim, além de poder tirar as multas dos seus pesadelos, seu sono será muito melhor por ter certeza de que a sua contabilidade dará conta dos desafios que vêm pela frente.

Portanto, conte com a Tributário Expert para potencializar sua empresa com serviços contábeis para além do padrão ou “aceitável”, mas chegar no nível que você sempre quis para o seu empreendimento, ou seja, nada mais, nada menos que a excelência!

Entre agora em contato conosco e alcance os mais altos objetivos com a expertise de quem é expert no assunto!

Summary
Como funciona o SPED e quais os PVAs existentes?
Article Name
Como funciona o SPED e quais os PVAs existentes?
Description
Leia nosso artigo a seguir e saiba mais sobre como funciona o SPED e os três principais PVAs existentes, sem mais sofrimentos!
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Nos últimos três meses, está aumentando sensivelmente a quantidade de…
Open chat
Powered by