fbpx

BLOCO K : SIMPLIFICAÇÃO (kakakakakaka….)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em 2019 tivemos a publicação da Lei 13.874 a qual dentre várias outras regras, trazia a informa de que deveria ocorrer uma simplificação da obrigação conhecida como Bloco K que é uma parte da EFD-ICMS/IPI.

Praticamente 2 anos se passaram até que fosse publicado o Ajuste Sinief 25/21 onde o governo atualizou o texto do Ajuste Sinief 02/09 incluindo então as informações da tal simplificação.

Mas até aí ainda não sabíamos como seria a simplificação.

Somente em 2.022 com a publicação da versão 3.0.9 do Guia Prático é que de fato conseguimos ter acesso às informações da tão esperada simplificação.

O novo Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI mostra que a tão sonhada simplificação deverá ser declarada através de opção indicada em campo próprio dentro do Sped Fiscal.

Muito bacana não é mesmo?

Nãaaaaaoooooo!!!!!!

Toda vez que o fisco mexe em alguma regra, mesmo que a intenção seja simplificar, ele acaba é complicando mais a vida do departamento fiscal e do cliente

Na minha visão o que temos é agora é praticamente uma armadilha, uma pegadinha do malandro, isto por que a partir da opção o contribuinte declara estar ciente que o fisco poderá solicitar a escrituração completa a qualquer momento, inclusive dos exercícios passados.

Então é isso, o contribuinte pode optar pelo modelo simplificado, mas fico sujeito a ser fiscalizado e o fisco pedir o formato completo????

Fala sério né pessoal????? Esse fisco tá de brincadeira com a gente!!!!

De acordo com o guia prático a obrigatoriedade da opção será a partir de 2.023.

Importante que meus amigos Contadores e colaboradores da área fiscal estudem com calma essas alterações para que possam orientar cada um dos seus clientes sobre qual a melhor modelo a adotar, completo ou simplificado.

QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? Participe do meu Treinamento de Simplificação do Bloco K: https://www.sympla.com.br/bloco-k-simplificado—novas-regras__1554319

Professor Antonio Sergio

Consultor Tributário, Professor e Palestrante 

Instagram / Facebook /Consultoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O estado de São Paulo recentemente regulamentou as novas regras…
Open chat