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BLOCO K: PASSO 10 – MANTER A CASA EM ORDEM

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Em nosso passo anterior falei sobre a necessidade de “arrumar a casa” adequando sistemas, treinando funcionários, criando métodos, regras e processos.

Se eu tivesse que resumir tudo que já discutimos nos 9 passos anteriores faria uma divisão em 4 grandes tópicos:

  • Especialização do Contador e sua equipe
  • Conscientização dos clientes sobre a importância do assunto
  • Preparação dos sistemas do cliente e do escritório
  • Organização interna da empresa

A preparação e adoção de todas essas recomendações demanda muito esforço, estudos, discussões entre as partes envolvidas, contador e cliente.

Para que se obtenha sucesso é imprescindível que tudo isso seja feito em conjunto, ambas as partes, contador e cliente, direcionando esforços para um objetivo comum.

Penso que a palavra que expressa da melhor forma esse momento é PARCERIA. Somente a parceria entre cliente e contador pode levar ao sucesso na entrega da obrigação acessória, Bloco K, de forma correta e segura.

Alcançado o objetivo de adoção de todos os passos necessários para geração do SPED FISCAL (com Bloco H e Bloco K) corretamente o próximo desafio é fazer com que a máquina continue trabalhando na direção desejada, ou seja, que as coisas continuem funcionando corretamente no dia-a-dia, que haja consciência de que o fluxo das ações diárias devem preservar a manutenção do cadastro em ordem, que os novos funcionários sejam treinados, que o controle dos estoques se torne prática diária, que as perdas sejam devidamente comunicadas para emissão da respectiva nota fiscal, que as datas de entrega das informações sejam cumpridas.

Creio que possamos aqui estabelecer alguns pontos para que a casa continue em ordem:

– Após estabelecido o fluxo das atividades na produção explicar aos funcionários e manter em local visível para todos,

– Criar um manual de procedimentos para cada setor dentro da fábrica

– Criar um manual de atividades de cada funcionário ligado direta ou indiretamente à produção (incluindo engenharia, cadastro e almoxarifado)

– Estabelecer a regra de que cada novo funcionários deverá ser treinado dentro destas regras e atividades estabelecidas nos planos e manuais da empresa

– Realizar inventários periódicos confrontado dados do sistema com a realidade física

– Comunicar ao Contador eventuais necessidades de ajustes após a contagem física

– Comunicar ao Contador as perdas de estoque

– Oferecer aos funcionários treinamentos nas suas áreas de atuação

– Eventuais mudanças nas fórmulas dos produtos ou no processo produtivo devem ser comunicadas ao Contador para adequação das informações nos respectivos sistemas do escritório e da empresa.

São algumas sugestões que devem ser adaptadas à realidade de cada empresa e que certamente ajudarão a manter a casa em perfeita ordem.

Fonte: Livro Estoque no SPED FISCAL 

Professor Antonio Sergio

Consultor Tributário, Professor e Palestrante 

Instagram / Facebook /Consultoria

2 respostas para “BLOCO K: PASSO 10 – MANTER A CASA EM ORDEM”

  1. Rose disse:

    Boa tarde !!

    Teria um sistema ERP ou gestão completo para indicar?
    Já utilizo um sistema , mas creio saindo do Simples Nacional necessitarei de um melhor para controle do Sped.
    Estou com muitas duvidas a respeito do bloco K.
    O sistema Omie é bom?

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