fbpx

ABRA UMA EMPRESA E TENHA UMA SURPRESA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A vida de alguém que decide empreender é cheia de surpresas.

E uma delas é o quanto os temas tributários interferem no dia a dia.

Comecei a pensar nesta questão quando estava escrevendo o livro ESTOQUE NO SPED FISCAL  para alertar empresários e Contadores sobre importantes questões tributárias.

 

UM SÓCIO SURPRESA

Quando pensa em criar uma empresa uma das decisões que deve ser tomada é : terei um sócio ou sócia? Ou criarei minha empresa sozinho?

O sócio é a pessoa escolhida por quem vai empreender para dividir as tarefas, os gastos e os benefícios da empresa. Ter um sócio ou sócia é uma opção, é alguém escolhido de livre e espontânea vontade, é alguém com quem vamos dividir os lucros do empreendimento.

Um ponto importante que geralmente não passa pela cabeça de quem vai empreender é que ao criar uma empresa o sistema legal automaticamente inclui na sociedade um sócio que entra de bicão na empresa. Alguém não convidado mas que vai exercer um poder imenso nas decisões, nos rumos e nos lucros do negócio.

 

O KINDER OVO

Eu costumo dizer que ao criar uma empresa o empresário ganha compulsoriamente  um sócio kinder ovo.

Kinder ovo é aquele ovo de chocolate que vem com uma surpresa dentro, adorado pelas crianças que se divertem em descobrir o que vai aparecer dentro do ovo.

Surpesa!!!!!

Empresário você ganhou um sócio kinder ovo!!!  Agora você tem que abrir pra ver o que vem dentro….rsrsrsrsrs….ai que medo.

Seu sócio é o governo, aquele que entra de bicão levando boa parte dos ganhos.

Como eu disse isso faz parte do sistema, o empresário não pode recusar esta companhia, não pode negociar, não pode mandar embora, não pode desfazer esse relacionamento com o sócio “governo”.

E mesmo que a decisão seja de não constituir sociedade, que a pessoa resolva empreender sozinha, não dá para escapar do kinder ovo, ele estará lá também, pacientemente esperando (às vezes nem tão pacientemente assim)  para receber a parte dele no negócio.

Não importa o que você faça seu kinder ovo sempre estará lá esperando a parte dele.

 

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Já faz algum tempo, alguns anos na verdade, que venho tratando do tema SPED FISCAL , e esta é mais uma das surpresas do seu sócio governo.

Quando compro um kinder  ovo para meu filho depois de passada ansiedade em abrir para ver o que veio dentro, ele entra numa segunda fase que é a de entender o que é o brinquedo e como montar. Alguns brinquedos são enigmáticos, complexos, difíceis de  entender. Só com muito estudo do manualzinho que vem junto para montar a surpresa.

Assim é com o SPED FISCAL, complexo, difícil de entender, só com muito estudo do manual para compreender.

Por isso penso que o melhor caminho é você  aceitar que tem um sócio inevitável, que este sócio tem poderes que podem complicar a vida da sua empresa e que a melhor solução é estudar e conhecer as regras, ter  um bom sistema, uma empresa organizada  e muita disposição para enfrentar as surpresas do seu sócio kinder ovo.

Fonte: Livro Estoque no SPED FISCAL 

Professor Antonio Sergio

Consultor Tributário, Professor e Palestrante 

Instagram / Facebook /Consultoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Uma empresa constituída precisa cumprir diversas obrigações tributárias nas três…
Open chat