A vida de alguém que decide empreender é cheia de surpresas.
E uma delas é o quanto os temas tributários interferem no dia a dia.
Comecei a pensar nesta questão quando estava escrevendo o livro ESTOQUE NO SPED FISCAL para alertar empresários e Contadores sobre importantes questões tributárias.
UM SÓCIO SURPRESA
Quando pensa em criar uma empresa uma das decisões que deve ser tomada é : terei um sócio ou sócia? Ou criarei minha empresa sozinho?
O sócio é a pessoa escolhida por quem vai empreender para dividir as tarefas, os gastos e os benefícios da empresa. Ter um sócio ou sócia é uma opção, é alguém escolhido de livre e espontânea vontade, é alguém com quem vamos dividir os lucros do empreendimento.
Um ponto importante que geralmente não passa pela cabeça de quem vai empreender é que ao criar uma empresa o sistema legal automaticamente inclui na sociedade um sócio que entra de bicão na empresa. Alguém não convidado mas que vai exercer um poder imenso nas decisões, nos rumos e nos lucros do negócio.
O KINDER OVO
Eu costumo dizer que ao criar uma empresa o empresário ganha compulsoriamente um sócio kinder ovo.
Kinder ovo é aquele ovo de chocolate que vem com uma surpresa dentro, adorado pelas crianças que se divertem em descobrir o que vai aparecer dentro do ovo.
Surpresa!!!!!
Empresário você ganhou um sócio kinder ovo!!! Agora você tem que abrir pra ver o que vem dentro….rsrsrsrsrs….ai que medo.
Seu sócio é o governo, aquele que entra de bicão levando boa parte dos ganhos.
Como eu disse isso faz parte do sistema, o empresário não pode recusar esta companhia, não pode negociar, não pode mandar embora, não pode desfazer esse relacionamento com o sócio “governo”.
E mesmo que a decisão seja de não constituir sociedade, que a pessoa resolva empreender sozinha, não dá para escapar do kinder ovo, ele estará lá também, pacientemente esperando (às vezes nem tão pacientemente assim) para receber a parte dele no negócio.
Não importa o que você faça seu kinder ovo sempre estará lá esperando a parte dele.
MANUAL DE INSTRUÇÕES
Já faz algum tempo, alguns anos na verdade, que venho tratando do tema SPED FISCAL , e esta é mais uma das surpresas do seu sócio governo.
Quando compro um kinder ovo para meu filho depois de passada ansiedade em abrir para ver o que veio dentro, ele entra numa segunda fase que é a de entender o que é o brinquedo e como montar. Alguns brinquedos são enigmáticos, complexos, difíceis de entender. Só com muito estudo do manualzinho que vem junto para montar a surpresa.
Assim é com o SPED FISCAL, complexo, difícil de entender, só com muito estudo do manual para compreender.
Por isso penso que o melhor caminho é você aceitar que tem um sócio inevitável, que este sócio tem poderes que podem complicar a vida da sua empresa e que a melhor solução é estudar e conhecer as regras, ter um bom sistema, uma empresa organizada e muita disposição para enfrentar as surpresas do seu sócio kinder ovo.
Fonte: Livro Estoque no SPED FISCAL