Nota fiscal – Descubra como a emissão e o recebimento desse documento pode impactar em sua empresa!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda como o não alinhamento à emissão da nota fiscal, bem como o seu recebimento pode gerar graves problemas ao seu negócio!

Podem até ter te contado sobre as tributações que lhe seriam compreendidas ao decidir abrir uma empresa, porém, ninguém pôde mensurar sua real dimensão, e quantos fatores estão atrelados à realização do seu pagamento da forma mais correta possível.

Afinal, estar de acordo com a lei é uma obrigação, todavia, observa-se que, nitidamente, é mais fácil falar do que fazer, porque, além de muitas mudanças que ocorrem na legislação, há uma abundância notória de tributos a serem prestados.

Assim, se você quer saber o que a emissão e o recebimento da nota fiscal podem fazer pelo seu futuro e, claramente, pelo futuro do seu empreendimento, venha com a gente e confira o conteúdo que preparamos exclusivamente para você!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é a Nota Fiscal?

Em suma, pode-se dizer que a Nota Fiscal é um documento comprobatório de valor fiscal. Ou seja, ela é um documento fiscal obrigatório que tem por objetivo principal comprovar a compra ou tomação de serviço (em caso de recebimento) ou a venda de um determinado produto ou serviço.

Dessa maneira, na Nota Fiscal ficam registrados os dados de ordem governamental, aqueles que devem ser apresentados ao Fisco, comprovando a existência de uma determinada transação, bem como os impostos devidos, afinal, existem diversos tipos de tributos que podem ser tanto direcionados à prefeitura, como ao governo estadual ou ao Governo Federal.

Para além disso, neste documento deverão conter informações sobre a data de emissão, caracterização da mercadoria ou serviço, informações sobre as empresas, tais quais o CNPJ e razão social, valor cobrado, entre outras informações. 

A importância de emitir e receber a Nota Fiscal

Visto que a tributação tem início no momento da emissão da Nota Fiscal, este documento serve para provar que a sua empresa arca de maneira correta com a carga tributária incidente à sua atuação.

Para além disso, a nota fiscal é um documento que serve para gerar confiança em seus clientes, já que a sua entrega é prevista por lei. Sendo assim, tanto para o consumidor quanto para a sua empresa, esta documentação agrega segurança, uma vez que, caso um produto venha a apresentar defeitos ou um serviço não seja desempenhado da maneira correta, é possível exigir a restituição do valor desembolsado.

Visto isso, para a empresa que emite a Nota Fiscal, há ainda mais um benefício relacionado ao controle contábil, afinal, essa ação registra de forma detalhada o fluxo financeiro de entradas e saídas, assim como auxilia no recolhimento de tributos.

Conclusão

Dadas as informações acima, é de suma importância ter o apoio de uma contabilidade capaz de controlar as obrigações da sua empresa e fazer com que ela esteja alinhada às necessidades impostas pelo Fisco. Porém, o trabalho de uma contabilidade não para por aí, visto que suas obrigações estão diretamente relacionadas ao bom desenvolvimento do empreendimento, gerando possibilidades e estudando maneiras de diminuir todo e qualquer tipo de custo que possa dificultar o bom desempenho do seu negócio.

E então, o que achou das informações? Foram úteis?

Caso tenha algum tipo de dúvida sobre a Nota Fiscal, basta deixar o seu comentário logo abaixo. E, se porventura vier a precisar do auxílio de uma contabilidade capaz de levar o seu negócio ao mais alto nível de sucesso, entre em contato conosco! Será um enorme prazer poder auxiliar!

Summary
Nota fiscal: Como pode impactar em minha empresa?
Article Name
Nota fiscal: Como pode impactar em minha empresa?
Description
Entenda como o não alinhamento à emissão da nota fiscal, bem como o seu recebimento pode gerar graves problemas ao seu negócio!
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Saiba mais sobre o que é e como elaborar uma…
Open chat
Powered by