Custos tributários – Entenda quais são os principais pagos por uma empresa e como o serviço fiscal pode auxiliar na redução desses custos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aprenda como administrar os seus custos tributários sem complicações!

Quem não se sente um pouco perdido na hora de fazer um cálculo do que se deve levar em consideração na hora que vamos contabilizar os impostos que devemos pagar? São tantas as variáveis que é totalmente normal ficar desnorteado e confuso.

Isso já se aplica quando estamos fazendo a avaliação de contas pessoais, mas e as de um negócio? Já se imagina se são iguais ou diferentes, se existem mais ou menos do que as que já estamos acostumados a lidar, se são altas e, principalmente, qual a ideal para o seu tipo de empreendimento.

A realidade é que, os custos tributários são assuntos nada menos que complexos. Infelizmente, não é possível escolher uma opção na qual não se paga nenhum imposto, mas você tem o poder de ponderar quais medidas para reduzir os gastos o máximo possível – sem sonegar, é claro.

E pensando em te mostrar quais opções você pode adotar, e também para te dar um norte na hora de uma escolha tão importante, que viemos trazer algumas dicas e sugestões de como fazer uma bela economia para seus negócios irem para frente levando em conta seus custos tributários.

O que é um serviço fiscal?

O serviço fiscal é uma parte essencial da empresa, e ela engloba o gerenciamento de tributos, principalmente na envio e na recepção de notas fiscais. E o que isso quer dizer? É uma organização das contas que devem ser prestadas para que nada saia dessa apuração e depois surja “do nada”.

Isso envolve a adoção de métodos para registrar e lançar informações pertinentes a fim de que elas fiquem organizadas e sejam de simples dedução, para que os procedimentos cabíveis sejam tomados com facilidade.

E isso engloba os custos tributários, que são parcelas já previstas no valor de serviço ou produtos que não podem ser recuperadas. Como o sistema tributário brasileiro carece de especificações claras de aplicação sobre eles, muitas empresas acabam por pagar mais que o necessário. Por esse motivo, a importância de um serviço fiscal contínuo e bem organizado é evidenciada, afinal de contas, quem gosta de pagar impostos que não retornarão a mais.

Quais são os principais a serem pagos?

Vale reforçar que deve haver uma consulta para verificar se o seu negócio abrange ou dispensa o pagamento de alguns dos itens a seguir, ou se existem outros que devem ser mensurados. 

Os principais custos tributários pagos por uma empresa em âmbito federal são:

  • IRPJ: Imposto de Renda Sobre Pessoas Jurídicas; 
  • CSLL: Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
  • PIS: Contribuição para o Programa de Integração Social;
  • COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • IOF: imposto de importação.

Os principais em âmbito estadual são:

  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • ITCMD: Imposto sobre a Mortis e Doação de Bens ou Direitos.

E, por fim, os principais no quesito municipal são:

  • ISS: Imposto sobre Serviços de qualquer natureza;
  • IPTU: Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana; 
  • ITBI: Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

São muitos impostos a serem levados em conta, e ao se ver todos reunidos, explicita-se a necessidade de um bom serviço fiscal ao seu favor, não? Assim, você pode ver o que está se pagando, verificar o porquê e se seu negócio necessita prestar tal tributo, e registrar pagamentos e guardar comprovantes dessas movimentações

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! Se ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar!

Summary
Custos tributários - Como o serviço fiscal pode auxiliar na redução?
Article Name
Custos tributários - Como o serviço fiscal pode auxiliar na redução?
Description
Quem não se sente um pouco perdido na hora de fazer um cálculo do que se deve levar em consideração na hora que vamos contabilizar os impostos que devemos pagar? São tantas as variáveis que é totalmente normal ficar desnorteado e confuso.
Author
Publisher Name
Tributário Expert
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
No texto de hoje quero chamar a atenção para uma…
Open chat